quinta-feira, 19 de fevereiro de 2026

UFERSA abre inscrições para o Mestrado Acadêmico em Direito com 20 vagas para a turma 2026.2


A Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG), publicou o edital nº 07/2026 para seleção de estudantes ao Mestrado Acadêmico em Direito, com início previsto para agosto de 2026, em Mossoró, no Rio Grande do Norte.

O mestrado está organizado em torno da área de concentração "Direito, Democracia e Conflitos Socioeconômicos", com duas linhas de pesquisa: "Constituição, Desenvolvimento e as Transformações na Ordem Econômica e Social" e "Estado, Conflito e Direitos Fundamentais". 

O curso é presencial, gratuito e oferecido no campus da UFERSA em Mossoró/RN.

Vagas e inscrições

São oferecidas 20 vagas no total, sendo 17 para ampla concorrência e 3 reservadas a servidores efetivos da UFERSA. Cada linha de pesquisa comporta no máximo dez vagas. Pelo menos 20% das vagas por linha são destinadas a candidatos que se autodeclarem pertencentes a grupos em situação de vulnerabilidade social, como negros, indígenas, quilombolas, pessoas trans, pessoas com deficiência e refugiados.

As inscrições são gratuitas e serão realizadas exclusivamente pela internet, pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) da UFERSA, entre 24 de março e 23 de abril de 2026. É obrigatório o prévio cadastro na Plataforma Lattes do CNPq.

Etapas do processo seletivo

A seleção é composta por três etapas. A primeira é uma prova escrita dissertativa, com duração de quatro horas, realizada presencialmente, sem consulta, composta por duas questões. A segunda consiste na análise e arguição do projeto de pesquisa de dissertação, com apresentação de até oito minutos seguida de arguição pela banca por até doze minutos. A terceira é o exame de títulos do Currículo Lattes. As duas primeiras etapas são eliminatórias, com nota mínima 7,0. A nota final é a média aritmética das três fases.

Proficiência em língua estrangeira

É obrigatória a comprovação de proficiência em língua estrangeira — alemão, espanhol, inglês, francês ou italiano —, exigida no ato da matrícula, com nível mínimo equivalente ao B1 do Quadro Europeu Comum de Referências. O programa não oferece o exame, sendo responsabilidade do candidato obtê-lo previamente.

Cronograma

O seletivo seguirá este cronograma:

  • Publicação do edital: 13/02/2026
  • Período de inscrições: 24/03 a 23/04/2026
  • Prova escrita: 18/05/2026, das 8h às 12h
  • Arguições dos projetos de pesquisa: 15 a 19/06/2026
  • Envio dos documentos para o exame de títulos: 27/06/2026
  • Divulgação do resultado final do processo seletivo: 14/07/2026
  • Matrículas: 03 a 07/08/2026
  • Início das aulas: 10/08/2026
  • Mais informações

    Informações completas, incluindo conteúdo programático, bibliografia recomendada e formulários necessários, estão disponíveis no site oficial do PPGD-UFERSA. Dúvidas podem ser enviadas ao e-mail ppgd@ufersa.edu.br ou pelo telefone (84) 3317-8313.

    UFMA abre inscrições para vagas remanescentes para Mestrado e Doutorado em Direito e Instituições do Sistema de Justiça


    O Programa de Pós-Graduação em Direito e Instituições do Sistema de Justiça da Universidade Federal do Maranhão (PPGDIR/UFMA) abriu processo seletivo para preenchimento de vagas remanescentes nos cursos de Mestrado e Doutorado Acadêmico em Direito e Instituições do Sistema de Justiça. As inscrições vão de 12 de fevereiro a 16 de março de 2026, exclusivamente pelo portal SIGAA da UFMA (sigaa.ufma.br).

    A taxa de inscrição é de R$ 400,00, que pode ser isenta para candidatos de baixa renda cadastrados no CadÚnico. As inscrições devem ser feitas pelo SIGAA-UFMA.

    Vagas

    São 5 vagas para o Mestrado — 3 para ampla concorrência, 2 para ações afirmativas e 1 suplementar para servidores técnico-administrativos da UFMA — e 7 vagas para o Doutorado — 4 para ampla concorrência, 3 para ações afirmativas e 2 suplementares para servidores. As cotas de ações afirmativas contemplam pessoas pretas e pardas, pessoas com deficiência, indígenas, quilombolas, pessoas trans e candidatos em situação de baixa renda.

    Para concorrer ao Mestrado, o candidato deve ter bacharelado em Direito. Para o Doutorado, é necessário ser Mestre em Direito por mestrado acadêmico ou profissional com defesa pública, recomendado pela CAPES.

    Etapas da seleção

    O processo é composto por cinco etapas. A primeira é a comprovação de proficiência em língua estrangeira, exigida já no ato da inscrição e de caráter eliminatório: uma língua para o Mestrado e duas para o Doutorado, entre inglês, espanhol, francês, alemão e italiano, com certificados de exames realizados entre 2023 e 2026.

    A segunda etapa é a prova escrita, marcada para 17 de abril de 2026, das 8h às 13h, sem consulta a qualquer material. São três questões dissertativas baseadas nos livros indicados — Os fundamentos da ordem jurídica (Goyard-Fabre), As teorias da justiça depois de Rawls (Gargarella) e A dignidade da legislação (Waldron), todos pela Martins Fontes. Cada questão deve ser respondida com no mínimo 4 e no máximo 5 laudas. A nota mínima de aprovação é 7,0.

    A terceira etapa é a prova oral, realizada de 22 a 24 de junho de 2026, com arguição do anteprojeto de pesquisa e perguntas sobre o Regimento Interno do PPGDIR, com duração máxima de 30 minutos por candidato. Também exige nota mínima de 7,0.

    Por fim, para os candidatos aprovados nas etapas anteriores, são avaliados o Memorial Descritivo e o Currículo Lattes comprovado, que podem somar até 0,50 ponto cada. A nota final é calculada pela fórmula: (Prova Escrita + Prova Oral + Memorial + Currículo) dividido por 2.

    Cronograma

    • Inscrições: 12 de fevereiro a 16 de março de 2026 
    • Pedidos de isenção da taxa: até 15 de fevereiro de 2026 
    • Prova escrita: 17 de abril de 2026 (das 8h às 13h) 
    • Prova oral: 22 a 24 de junho de 2026 
    • Resultado definitivo do Memorial e Currículo Lattes: 13 de julho de 2026 
    • Resultado final da seleção e convocação para matrícula: 20 de julho de 2026 
    • Período de matrícula: 22 a 24 de julho de 2026 
    • Início das aulas: agosto de 2026

    Funcionamento do curso

    O Mestrado tem duração de 24 meses e o Doutorado, 48 meses. As aulas são presenciais, podendo ocorrer nos turnos matutino, vespertino e noturno, com exigência de dedicação exclusiva.

    Mais informações pelo e-mail ppgdir.ccso@ufma.br ou pelo site do PPGDIR.

    UFERSA abre inscrições para o Mestrado Acadêmico em Direito com 20 vagas para a turma 2026.2

    A Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG), publicou o edital nº 07/...