A Universidade Federal do Pará (UFPA) lançou o edital para o processo seletivo 2025 do Mestrado Profissional em Direito e Desenvolvimento na Amazônia. São oferecidas 17 vagas, com duração de 24 meses para conclusão do curso.
O programa, que tem como foco o desenvolvimento regional amazônico, reserva vagas para grupos específicos: 12 para ampla concorrência, 4 para grupos vulnerabilizados (incluindo pessoas pretas, quilombolas, indígenas, com deficiência, militantes de movimentos sociais, baixa renda e LGBQIAPN+) e 1 vaga destinada especificamente para pessoa transgênero.
A área de concentração é Direito ao desenvolvimento, negócios públicos-privados e políticas públicas. Os candidatos podem escolher entre duas linhas de pesquisa: "Desenvolvimento e Políticas Públicas" ou "Regulação e negócios públicos-privados na Amazônia". O processo seletivo será realizado em quatro etapas: homologação da inscrição, prova discursiva, análise do pré-projeto com entrevista e exame de proficiência em língua estrangeira.
As inscrições serão realizadas de 10 a 14 de fevereiro de 2025, exclusivamente pelo sistema SIGAA/UFPA. Os interessados devem ter graduação em Direito ou áreas afins, como ciências sociais, humanas, filosofia e ciências sociais aplicadas.
O mestrado é parcialmente financiado por convênios com importantes instituições paraenses, incluindo o Tribunal de Contas do Estado, Procuradoria-Geral do Estado, Defensoria Pública, Ministério Público de Contas e Secretaria de Fazenda.
O início das aulas está previsto para 28 de abril de 2025.
Para mais informações, os interessados podem acessar o edital completo no site do programa PPGDDA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário